MONTAGEM GEMINI G41 OBSERVATORY
"Revue" de Paulo Coelho

 

Avaliação da Montagem G41 Observatory #307

Adquiri esta montagem em Junho. E inicialmente testei-a de forma exaustiva em especial na electrónica e alguma mecânica, mas ficou a faltar o derradeiro teste: medir o EP. Não fiquei com muita pressa em fazê-lo porque desde logo notei ter um óptimo seguimento, aliás era muito diferente daquilo a que estava habituado. A montagem é de origem Húngara que, como sabemos, não é um pais conhecido pelos seus produtos em astronomia amadora... Ponderei um pouco, contactei directamente com o "artesão" (Andras Dan) e, depois de algumas certezas por parte deste, resolvi-me pela encomenda por intermédio da Astrofoto. No acto da encomenda podemos personalizar a montagem na sua cor, a amplitude de elevação em graus, o sistema de adaptação ao telescópio, o tipo de eixo para os contrapesos: oco (tubo de aço inox AISI 316 com 5mm de espessura) ou aço inox maciço. Estas opções não tiveram custo adicional. É ainda possível equipar a montagem com um buscador polar 12x30, colimável e de retículo iluminado com origem japonesa.

A mecânica:
De um modo geral os acabamentos da montagem têm aspecto profissional mas, se compararmos com a qualidade de acabamentos de uma EM200, em especial na pintura e elegância, não esconde toques semi-artesanais. Relativamente aos materiais: desde o pouco plástico que tem (alguns "embelezamentos") passando pelo alumínio e acabando no aço, é tudo de excelente qualidade. A solidez e a imponência são consideráveis, as rodas dentadas em bronze têm um diâmetro de 217mm e os eixos da AR e da Dec. onde se concentram grande parte das tensões numa montagem equatorial, são em aço com 55x9mm (diam. x espessura). Os movimentos são muito suaves e precisos, embora na declinação se note uma ligeira rigidez se comparada com a AR. Esta montagem mostra-se capaz de suportar um C14 para astrofotgrafia ou um newtoniano de 12'' para o mesmo fim. Resta acrescentar que a montagem tem 5 anos de garantia nas partes mecânicas.

A electrónica:
O sistema de seguimento e apontamento surpreendeu-me pela positiva e pela negativa. Antes de mais esta montagem aceita muitos dos controladores "universais" disponíveis por aí (FS2, Astrometric Skywalker, Bosdorfer Dynostar e penso existirem mais alguns...) mas decidi-me pelo controlador do fabricante que dá pelo nome de Pulsar. O Pulsar pode ser alimentado a 24V ou 12V DC (opcional), é composto por dois volumes, a unidade de seguimento e alimentação e o controlador de mão (opcional) com painel LCD. O Pulsar é totalmente configurável, desde a amperagem que alimenta os motores até aos parâmetros mecânicos da montagem, passando pelas opções de velocidades, catálogos de objectos, aceleração e "desaceleração" dos motores, posição de estacionamento, limites de movimentos, correcção da refracção atmosférica, PEC, GoTo, GPS, autoguider e etc. Apesar de todos estes "gadgets", o controlador de mão, que se assemelha a um Sky Sensor 2000, peca em termos de material usado: o plástico e os botões são de fraca qualidade, já a unidade de alimentação é de alumínio anodizado a preto. Mas a grande questão do Pulsar são algumas das suas funções, até agora o firmware foi revisto e actualizado várias vezes, num curto espaço de tempo, tive problemas com a função "pole crossing", e com alguns GoTo, agora ultrapassados. Ainda assim creio que é um controlador com margem de progressão e optimização, por parte do fabricante.

Alguma inovação:
Outro pormenor pouco desejável na montagem que me chamou a atenção era o seu ruído produzido pelos motores: é muito agudo, mas baixo e rapidamente me habituei (agora até me esqueço), falei com o fabricante que me informou ser possível usar a electrónica para abafar o som, mas: "ou temos motores potentes e ruidosos, ou temos motores pouco ruidosos mas ineficientes que aquecem muito". Estes motores estão acoplados ao que mais me surpreendeu na montagem: o seu sistema "direct drive system" que na realidade é um sistema que utiliza um mínimo de engrenagens entre o sem-fim e o eixo do motor propriamente dito, de facto ficamos com a ideia de que o motor e o sem-fim estão directamente acoplados às rodas dentadas sem mais engrenagens. Penso que esta é a "jóia da coroa" do fabricante. O projecto de concepção, digamos assim, partiu deste princípio, daí os motores não serem convencionais motores de passos, mas sim de grande momento torçor. O sistema é revolucionário, pois elimina totalmente as folgas nas engrenagens (backlash)  de facto é preciso ver para crer, a montagem responde imediatamente a qualquer solicitação, mesmo nas mais baixas velocidades. Outro pormenor interessante é o facto de apenas um cabo exterior alimentar os dois motores, na medida em que o motor de declinação tem cabo interno.

O erro periódico:
Existem três factores principais e importantes numa curva deste tipo. Considero por ordem decrescente: a amplitude de onda (o erro), a suavidade da curva (uma montagem com 3'' de erro pouco vale se tiver meia dúzia de picos com 10'') e o grau de repetição da amplitude (importante na utilização do PEC). O período escolhido foi inicialmente de 20 minutos, mas dadas as condições de estabilidade (4-5/10) abortei aos 10 minutos aproximadamente. Com uma resolução temporal de 5 fotogramas por segundo (que é muito!) tirei duas conclusões: O fabricante diz que as montagens tem 5'' de erro e afinal tudo indica que têm um pouco menos. A segunda é que os picos que vemos no gráfico com mais de 1'' correspondem a momentos onde o disco de Airy se deformava ou até se "desfazia" devido à turbulência. Portanto tudo leva a pensar que esta montagem tem aproximadamente 4,0'' de erro periódico. Espero efectuar um teste mais sério quando as condições melhorarem.

A conclusão:
A Gemini G41 Observatory, é uma montagem robusta de boa qualidade, razoável acabamento e excelente relação preço/performance tendo em consideração a massa suportada. É indicada para quem deseje uma montagem fiável com baixo erro periódico e tencione efectuar observações com particular interesse nas áreas da astrometria, fotometria e astrofotografia.

Paulo Coelho
2004-10-07

Algumas especificações da montagem:

Peso da cabeça

25 kg

Capacidade de carga

C-14, 8" Apo, Newtoniano 12"

Amplitude de Elevação

0º a 90º

Material da Base

Alumínio vazado reforçado

Diâmetro da roda (AR e DEC)

217 mm de bronze alta qualidade

Dimensão dos eixos (AR e DEC)

55 x 9 mm (diâmetro x espessura) aço

Diâmetro do eixo de contrapesos

30 mm aço inox tubo ou solido

Plataforma

120 x 330 mm, 15 mm alumínio anodizado com 0,02mm de rugosidade.

Adaptação ao tripé

Central M10/M8 + 2xM8 nos lados. Pino de azimute a R=60mm.

Erro Periódico

± 5" ou melhor

Motores

Motores de passos , 200 step/rev (microstepped)

Driver (opcional)

Pulsar, FS2, Boxdörfer Dynostar

PEC (Periodic Error Correction)

Encoder incluído nas montagens encomendadas com o Pulsar